Morro de Imbituba (Morro do Farol) – 1787 a 2019

Em 1787 Manoel José da Silveira vende a Silvestre Soares da Rosa […] um sítio no lugar denominado o Morro de Imbituba […] que faz frente na Estrada Real que segue de uma a outra praia e pelo outros lados confronta com o mar grosso […]

A partir de 1796, a enseada no lado norte do “sítio” recebeu as construções necessárias ao estabelecimento da Armação de Imbituba: casas para baleeiros e administrador, […] casa dos tanques de azeite, casas do engenho, carreira das lanchas […] e as […] senzalas dos escravos […]

Morro de Imbituba é o local conhecido atualmente como Morro do Farol, cujo lado norte abriga hoje o Porto de Imbituba.

A presente matéria expõe a interessante história do local, começando como um “sítio” que mais tarde recebeu a Armação Baleeira de Imbituba e o ponto inicial da Estrada de Ferro Teresa Cristina. A construção do primeiro quebra-mar do incipiente porto foi definida em fins de 1886. Mais tarde, em 1922, foi constituída a Companhia Docas de Imbiituba até consolidar-se o Porto de Imbituba nos moldes atuais. A inclusão da metade sul do Morro de Imbituba na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca – APA – BF e o Projeto Ecológico Trilha do Farol – PROTEF também merecem destaque no texto.

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